Com o objetivo de apresentar ferramentas inovadoras para a formação de jovens comprometidos com a redução das desigualdades regionais e a promoção do desenvolvimento sustentável, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) realizou, nesta segunda-feira (13), um webinário dirigido a professores e facilitadores para apresentar o “Desenvolvimento em Jogo”. A ferramenta utiliza linguagem simples e técnicas de gamificação (aplicação de elementos de jogos) para abordar temas complexos relacionados ao desenvolvimento regional O evento contou com a participação de professores universitários convidados para conhecer sua dinâmica e potencial pedagógico.
A atividade integra a série Conexão Lúdica, iniciativa do MIDR que busca explorar metodologias criativas de aprendizagem voltadas à compreensão de políticas públicas e dos desafios do desenvolvimento regional. Segundo João Mendes, diretor do Departamento de Políticas de Desenvolvimento Regional e Ordenamento Territorial do MIDR, a proposta é utilizar a inovação para a formulação de políticas públicas e acompanhar a dinâmica da população brasileira.
“Muito mais que uma atividade lúdica, o jogo propõe uma jornada pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional. É um exercício metodológico que pode ser aplicado também em outras políticas públicas, ajudando a mobilizar novamente a população brasileira e a aproximá-la da formulação, implementação e avaliação das ações governamentais. Queremos romper a visão antagônica que se estabeleceu nos últimos anos, em que parece que Estado e sociedade estão isolados”, explicou o diretor.
Desenvolvimento em Jogo
Inspirado no formato dos jogos de RPG, o “Desenvolvimento em Jogo” propõe uma abordagem inovadora para comunicar os conceitos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), tornando o processo de ensino mais dinâmico, interativo e participativo. Na dinâmica, os participantes são divididos em cinco equipes, cada uma representando uma das macrorregiões brasileiras, e desafiados a simular processos de decisão que envolvem diferentes interesses e realidades locais. A proposta permite refletir sobre a diversidade do território nacional e sobre a importância da cooperação entre regiões para alcançar um desenvolvimento equilibrado.
“Esse jogo reposiciona o processo de ensino no meio acadêmico, que se alicerça na reflexão após a leitura da produção científica. Quando a gente coloca a PNDR na roda, em meio a debates, mostramos toda a complexidade dessa quantidade de pessoas que estão em torno dela em uma escala nacional. Mas o jogo pode ser aplicado também em escala local, em uma região, um bairro. Quando estão sendo discutidas políticas públicas, vão ter os prós, os contras, cada um defendendo os seus argumentos. É um jogo que exercita a capacidade de escuta, da democracia, que é tão importante, o que não é fácil de se fazer, pois exercita a possibilidade do diálogo até chegar a um consenso”, destacou o diretor João Mendes.
Para a coordenadora-geral de Fortalecimento de Capacidades dos Entes Federados do MIDR e uma das idealizadoras do jogo, Taciana Neto Leme, a iniciativa amplia as possibilidades de formação e diálogo sobre políticas públicas. “Esse jogo de RPG é uma ferramenta muito oportuna para ser utilizada em colegiados e processos de formação. Ele permite simular situações reais e mostra como é desafiador tomar decisões que contemplem diferentes interesses”, afirmou Taciana.
O jogo foi desenvolvido por Taciana em parceria com Joyce Paulino, coordenadora de Fortalecimento de Capacidades dos Entes Federados do MIDR. A ação reforça o compromisso do ministério em promover estratégias inovadoras de capacitação e engajamento para fortalecer a implementação da PNDR. “É uma iniciativa muito importante para nós. Compartilhar esse lançamento é também uma forma de homenagear o desenvolvimento regional e criar uma rede de colaboração e envolvimento em torno de temas fundamentais”, ressaltou Joyce.
Webinário e conhecimento
Durante o webinário, os participantes conheceram em detalhes como o jogo funciona e como aplicar a metodologia em ambientes educacionais e de formação. Também foi possível explorar estratégias para engajar os alunos e promover debates sobre desenvolvimento regional.
O “Desenvolvimento em Jogo” oferece uma experiência colaborativa e estratégica, estimulando a construção coletiva de soluções. A dinâmica incentiva a reflexão crítica sobre os desafios do desenvolvimento regional e a importância de decisões baseadas em evidências. O jogo está disponível para aquisição e utilização por meio deste link.
Fonte: Brasil 61