Evitar tragédias e proteger a população em situações de emergência exige planejamento, cooperação e treinamento constante. Para fortalecer essa preparação, representantes das defesas civis municipais e estaduais, do Governo Federal e de empresas do setor elétrico participam, de 29 a 31 de julho, de um workshop na Usina de Furnas, em São José da Barra (MG). O objetivo é alinhar os Planos de Ação de Emergência (PAE) de barragens aos Planos de Contingência Municipal (Plancon), documentos fundamentais para a resposta rápida e coordenada em caso de desastres.
O evento conta com a participação de representantes das defesas civis municipais e estaduais da região do Rio Grande, nos estados de Minas Gerais e São Paulo, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e de empresas do setor elétrico. O workshop terá palestras e exercícios para alinhar conceitos técnicos e operacionais de PAE e Plancon.
Para o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, o workshop reforça a importância da cooperação entre o setor público e privado para fortalecer a preparação do país na gestão de riscos de desastres. “Esse Workshop é fruto de uma cooperação técnica entre o CBDB e a Sedec. Nosso compromisso é assegurar que todos os envolvidos compreendam com clareza suas responsabilidades legais — tanto o poder público quanto os empreendedores — para que as ações em situações de emergência ocorram de forma rápida, coordenada e eficaz. A capacitação contínua e a cooperação entre os setores público e privado são fundamentais para fortalecer a preparação do país frente aos diversos riscos que enfrentamos”, destaca.
De acordo com o diretor de Operação e Manutenção Sudeste da Eletrobras, Francisco Arteiro, o treinamento reafirma o compromisso da companhia com a cultura da prevenção e segurança de barragens. “O workshop fortalece a cooperação entre os órgãos de defesa civil e a empresa, aprimorando conhecimentos para a segurança das comunidades”, afirma ele.
Planejamento e execução de ações de defesa civil
A sétima edição do Workshop PAE-Plancon é promovido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Eletrobras e Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB). A integração entre PAE e Plancon é fundamental para o planejamento e execução de ações coordenadas de defesa civil. O PAE é uma determinação da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). Ele estabelece as ações de resposta em situações de emergência na barragem.
A Eletrobras implantou, nos anos de 2023 e 2024, o PAE em suas usinas hidrelétricas no Rio Grande: Furnas, Mascarenhas de Moraes, Luiz Carlos Barreto de Carvalho, Porto Colômbia e Marimbondo. As ações compreenderam o cadastramento da população que reside nas áreas mais próximas às barragens, instalação de sirenes e placas de sinalização e exercícios de evacuação. O processo foi realizado em cooperação com as defesas civis e ampla participação das comunidades.
O Workshop PAE-Plancon na Usina de Furnas é o terceiro que conta com a organização da Eletrobras. O treinamento já foi realizado na UHE Paulo Afonso (BA), em 2023, e na UHE Baguari (MG), no ano anterior.
Fonte: Brasil 61