A cidade de Rio Verde (GO) receberá, no dia 16 de setembro, a Jornada Nacional de Inovação da Indústria. A iniciativa é promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).
O encontro será realizado na sede do SESI/SENAI de Rio Verde (Rua Guanabara, 217 – Setor Pausanes) e reunirá empresários, startups, pesquisadores e lideranças do setor para debater tendências, apresentar soluções práticas e coletivas para a transição ecológica e digital da indústria, além de fomentar parcerias estratégicas que impulsionem a competitividade industrial.
De acordo com o presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fieg, Luciano Lacerda, a etapa de Rio Verde deve priorizar resultados concretos. “Esse evento reunirá quem decide e quem faz, olhando para problemas reais de negócio: produtividade, redução de custos, descarbonização e lançamento de novos produtos. E teremos painéis curtos, cases de quem já entregou o resultado, networking que vira parceria e workshops práticos focados em gestão e fomento da inovação. Isso é um ponto muito importante. É sair com encaminhamento concreto e não só com cartão de visita”, afirma.
Os setores com maior destaque no encontro serão agronegócio, alimentos, bioenergia, logística, construção e materiais, tecnologia, saúde e biotecnologia. Entre os temas debatidos estarão indústria 4.0, eficiência energética, descarbonização, economia circular, qualificação profissional, além de caminhos de financiamento para tirar projetos do papel.
Para Lacerda, a Jornada é uma oportunidade para conectar demandas reais a soluções concretas. “Minha sugestão: venha com desafio claro – ‘quero reduzir o consumo de energia’, ‘preciso digitalizar a operação’, ‘vou lançar um produto com menor pegada de carbono’. Com o objetivo definido, a chance de sair com parceiro, projeto e próximo passo é muito maior. É uma oportunidade de conectar demanda real a solução concreta e acelerar a transição ecológica e digital da nossa indústria. Acredito nisso e vou estar lá para construir conjunto com vocês. Vamos fazer a inovação acontecer”, orienta.
Jornada Nacional de Inovação da Indústria: etapa de Rio Verde (GO)
A programação prevê painéis sobre os desafios da transição ecológica e da transformação digital em Goiás, além de dois workshops (acesso ao fomento à inovação no Brasil; e gestão da inovação).
As inscrições são gratuitas e com vagas limitadas. No ato da inscrição, o participante pode escolher entre três modalidades: acompanhar toda a programação (manhã e tarde), participar apenas do turno da manhã, com palestras e painéis de discussão, ou se inscrever exclusivamente nos workshops da tarde, escolhendo uma das duas temáticas disponíveis. Inscreva-se aqui.
A edição de Rio Verde (GO) tem apoio do Sindicato da Indústria Metalúrgica, Mecânica e Material Elétrico do Sudoeste Goiano (Simesgo), Sebrae Startups e do Pacto Goiás pela Inovação.
Jornada Nacional de Inovação da Indústria: agenda de setembro
A Jornada Nacional de Inovação está percorrendo o Brasil em busca das melhores práticas em soluções tecnológicas e sustentáveis, que serão apresentadas no Congresso Nacional de Inovação, em março de 2026, em São Paulo.
Além de Rio Verde (GO), em setembro, a caravana passará por outros municípios das regiões Centro-Oeste e Nordeste. Confira a agenda:
- Anápolis (GO):18 de setembro;
- Feira de Santana (BA): 22 de setembro;
- Maceió (AL): 23 de setembro;
- Vitória da Conquista (BA): 24 de setembro.
Fonte: Brasil 61