FILADÉLFIA 106

PREVISÃO DO TEMPO: Norte tem previsão de chuva intensa nesta quinta-feira (23)

 

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de chuvas intensas para o Amazonas, Acre, Pará, Rondônia e Tocantins.

Pela manhã, o tempo fica instável em boa parte da Região Norte, com pancadas isoladas atingindo áreas do Amazonas, especialmente nos municípios de Manaus, Coari, Tefé e Itacoatiara. 

No Acre, há possibilidade de chuva em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Sena Madureira. Já em Rondônia, o tempo amanhece encoberto, com registros de chuva em Porto Velho, Ji-Paraná e Cacoal. No Pará e em Tocantins, o sol aparece entre nuvens, mas há chance de pancadas leves em pontos isolados, principalmente em Santarém, Marabá, Parauapebas, Palmas e Araguaína.

Durante a tarde, as instabilidades se intensificam em toda a região. O Amazonas e o Acre devem registrar os maiores volumes de chuva, com possibilidade de trovoadas em áreas do centro-oeste e sul dos estados. 

Em Rondônia, o tempo segue fechado, com chuvas persistentes entre Ariquemes, Vilhena e Candeias do Jamari. Já no Pará, o cenário é de pancadas fortes nas regiões norte e oeste, atingindo Óbidos, Alenquer, Altamira e Belém. No Tocantins, a chuva se espalha por cidades do centro e norte, como Gurupi, Guaraí e Colinas do Tocantins.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio branco e Palmas. Já a máxima pode chegar a 35°C, em Rio Branco. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.

5 motivos para acompanhar as previsões do tempo

  • Agricultura: garantia de uma boa colheita;
  • Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
  • Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
  • Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
  • Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.

Importância das observações meteorológicas no INMET

As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 

Pixel Brasil 61

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima